A autenticação sem senha deve se tornar popular em 2022

 


Desde os dias da Roma Antiga e do Egito, as pessoas usavam senhas para autenticar e conceder acesso. Hoje em dia, as senhas são mais comuns do que nunca. Da Netflix à Amazon e todas as outras plataformas online, a pessoa média tem 90 contas online .

Para economizar tempo e tornar as credenciais de login mais fáceis de lembrar, a maioria das pessoas recicla senhas entre contas. Ou seja, eles usam a mesma senha para bloquear todas as suas contas. Claro, isso torna as coisas mais diretas no curto prazo.

Mas muitos cibercriminosos exploram essa vulnerabilidade para violar contas pessoais. Eles obtêm credenciais de uma conta e têm entrada gratuita nas demais. E como as violações de dados acontecem quase todos os dias, muitas pessoas são vítimas delas.

As senhas perfeitas são únicas, aleatórias e complicadas. Mas lembrar essas senhas para 90 ou mais contas é quase impossível. Portanto, os pesquisadores desenvolveram muitos novos tipos de técnicas de autenticação. A autenticação sem senha também está aqui.

O surgimento de novas tecnologias de autenticação

Muito provavelmente você já usou algumas tecnologias “sem senha”. Um dos mais comuns é a autenticação de dois fatores (2FA). 2FA depende de endereços de e-mail conectados ou números de telefone e senhas de uso único (OTP). Embora 2FA adicione uma segunda camada significativa de defesa, não é à prova de balas.

Os fraudadores que já obtiveram acesso ao seu e-mail podem usar os códigos OTP para acessar suas outras contas. Até mesmo o seu número de telefone está em risco, pois os cibercriminosos mais experientes agora podem usar ataques de troca de SIM para obter acesso a mensagens SMS.

É por isso que as empresas estão adotando outras novas tecnologias de autenticação. As ferramentas de segurança biométrica estão no topo da lista. Além disso, o software de identificação de impressão digital e reconhecimento facial não são apenas seguros, mas também convenientes.

Outro excelente exemplo de tecnologias sem senha são as ferramentas de autenticação. Os autenticadores tiram proveito das senhas únicas de uma forma mais segura.

Os usuários geralmente os associam a dispositivos autorizados, na maioria das vezes smartphones. Ele evita vazamentos man-in-the-middle e outros ataques. Combinado com a biometria, os autenticadores tornam-se bastante invencíveis.

E em um futuro não muito distante, você verá ainda mais tecnologias sendo lançadas. Chaves de hardware, tokens e outras formas de criptografia se tornarão mais comuns.

No final, cada vez mais pessoas estão cada vez mais cientes da enorme quantidade de ameaças à segurança cibernética na Internet. E enquanto houver uma demanda por melhor segurança, novas ferramentas continuarão a aparecer.

Uma boa senha vai longe..

Nos filmes, os hackers invadem contas usando técnicas avançadas de software. É mais realista do que você imagina. Os hackers usam ataques de força bruta . Eles tentam milhares de combinações de senhas diferentes em milissegundos.

Por exemplo, eles poderiam quebrar a senha “pizza” imediatamente, enquanto “pizza1234” levaria cerca de 10 horas para quebrar. Mas uma senha aleatória como “EVFY1t # * fXE2” pode levar 5,4 milhões de anos para ser quebrada. Mas como alguém poderia se lembrar de 90 senhas como essa?

Isso não significa que você deve continuar usando “pizza1234” como sua senha até que tecnologias sem senha se tornem mais disponíveis. Comece a integrar gerenciadores de senhas ao uso do computador.

Na verdade, as senhas nunca desaparecerão completamente. Alguma forma deles sempre será necessária como backup quando outros métodos de autenticação falharem.

A principal função dos gerenciadores de senha é armazenar suas senhas. Mas eles também incluem geradores de senha que podem criar senhas aleatórias como a que você viu acima.

Você pode usá-los para fazer login rápido, seguro e conveniente em todas as contas online. E geralmente são compatíveis com ferramentas biométricas e 2FA.

Por fim, os gerenciadores de senhas têm vários outros recursos. Por exemplo, alguns permitem fazer anotações e digitalização OCR ( https://nordpass.com/features/ocr-scanning/ ) para converter dados manuscritos em notas eletrônicas.

Você pode armazená-los junto com as senhas em um cofre digital. Em seguida, você pode destruir o documento para garantir que ninguém mais possa colocar as mãos nele. E os gerenciadores de senha preenchem automaticamente os dados nos navegadores e sincronizam as senhas em todos os seus dispositivos.


Segurança da sua conta agora e no futuro 

Existem mais de 3,5 milhões de hacks por dia , e um dos maiores alvos são as contas pessoais. Os hackers sabem que, depois de obter dados do usuário de um site, eles podem invadir inúmeros outros com facilidade.

Na corrida armamentista cada vez maior da segurança cibernética, você precisa se defender contra esses ataques. E isso inclui o uso das tecnologias mais recentes.

Dito isso, comece a olhar para ferramentas sem senha, como autenticadores e biometria. E integre-os sempre que disponíveis. E onde não estiver, use um gerador de senha para criar uma senha para você e, pelo amor de Deus, não reutilize as mesmas senhas. Sempre.

Comentários

Postagens mais visitadas